sábado, 23 de junho de 2007

"Tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais,na medida em que se desigualam"

Essa publicação foi feita há cinco anos, e as ideias aqui expostas são prematuras. Mantenho o texto do modo original para ver minhas transformações mentais ao longo do tempo.


Cotas para negros em universidades é racismo, ajuda (...)? Eles são diferentes? Não! O que deve ser feito?

"Tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais na medida em que se desigualam" (Aristóteles)

Devemos tratar negros e brancos de forma igual. É fato que a população negra tem renda inferior em nosso país,mas o que deve ser feito para isso mudar é uma melhoria na educação em geral.
As políticas de ações afirmativas sempre dão certo em casos como idosos, gestantes, deficientes, etc. Como diz a frase citada, os negros e bracos são iguais e devem ser tratados de forma igual, e os idosos, gestantes, deficientes com uma atenção especial.
Não quero deixar equívoco em dizer que os idosos, gestantes e deficientes são desiguais, mas estes necessitam de cuidados especiais. Alguém discorda?
Algumas pessoas dizem que os brancos tem dívidas com negros, mas como assim se existe relatos de senhores donos de escravos que eram negros?
O que deve ser feito para a extinção do racismo?
Não dizer nada disso aos nossos filhos?
O racismo existe, e a utopia acabar com ele também...
A questão é, nós, negros e brancos, somos desiguais? Deve haver tratamento desigual por raça?
Diga não ao racismo

6 comentários:

Unknown disse...

vixxii

styla de maisss

xD

Unknown disse...

uauu! tÔ gostando de ver isso aqui..
bjimm! PAMELLA.

Unknown disse...

que liiindo.
é isso aee Tyaguim tbm é cultura..
hehe

sobre cotas...num é a solução.
a solução é [ou pelo menos deveria ser] melhoria na educação...
mais até lá as cotas vão 'dando conta' do recado..
complicado..sou a favor naum. mais tem q ver os dois lados ne 'meu' Pastor!
hehe

beeeijo

Carol Lêras disse...

eu acho isso de cotas uma palhaçada
q só aumenta o preconceito e parara. mas parece q a maioria é a favor então deixa as cotas aí, afinal estamos em uma pseudo-democracia
bjo tyago

Anônimo disse...

Isso é um analfabetismo histórico e antropológico.
A extinção da escravidão no Brasil tem pouco mais de 100 anos, o q torna praticamente recente num contexto social.
Quando se abriram as senzalas, os negros se viram diante duma sociedade aonde teriam que se embrenhar por conta própria na "selva de pedra".
A sociedade já tinham suas familias abastadas ou medianas, que geraram descendentes economicamente favoráveis, talvez não ricos, mas com tradição e condições sociais passadas de geração a geração.
No cenário atual, os garotos negros do século XXI são descendentes daqueles escravos recém-libertos, e, numa amplitude cartesiana proporcional, possuem menos chance de fazer parte dos 8% da população com acesso ao ensino superior.
O sistema de cotas é uma medida para tentar quebrar essa "herança maldita", fazendo com que o filho do pedreiro se torne um doutor e de condições ao seu próprio filho escolher o seu futuro.

Edmundo disse...

Em primeiro lugar deve haver o equilíbrio, ou seja, é preciso dar uma melhor educação ao negros com cotas para que estes possam chegar ao patamar dos brancos, em seguida implantar uma educação igualitária para todos sem distinção.